Chinua Achebe - Escritor Africano

Chinua Achebe

Outro grande escritor africano da Nigéria, Albert Chinualumogu Achebe nasceu na aldeia de Ogidi, em Igboland, na década de 1930, trinta anos antes da Nigéria se libertar do domínio colonial britânico. Achebe foi romancista e poeta e escreveu cerca de trinta livros (romances, contos, ensaios e poesia). Em algumas de suas obras, fala da depreciação que o ocidente faz da cultura e a civilização africanas, bem como dos efeitos da colonização do continente pelos europeus, mas também criticou abertamente a política nigeriana. 

Sua obra mais conhecida, O Mundo se Despedaça, foi publicada em 1958, quando ele tinha 28 anos, e foi traduzida para mais de cinquenta línguas. Outros destaques são: A Paz dura poucoA Flecha de Deus e A Educação de uma criança sob o protetorado britânico. Em 1944, Achebe ingressou na University College of Ibadan onde estudou Teologia, História e Língua e Literatura Inglesas, e renunciou ao seu nome britânico em favor do seu nome africano.

Foi professor catedrático de Estudos africanos na Universidade de Connecticut, nos Estados Unidos, tendo também recebido o título de doutor Honoris Causa de várias universidades de todo o mundo. Achebe viajou pelo continente africano e pela América e tornou-se uma figura central do movimento literário nigeriano, que baseava suas obras na tradição oral das tribos indígenas do país. Embora escrevesse em língua inglesa, procurava sempre incorporar vocábulos e narrativas Igbo da região onde nasceu.
Compartilhar Google Plus

Autor Unknown

Aluno(a) do IFBA - Campus Santo Amaro.

Postagens Relacionadas

0 comentários :

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial